terça-feira, dezembro 07, 2010

145 - palavras no mar, tempestade na terra

Constância
Maio de 2008

SEBASTIÃO — Não vos embriagaríeis, por não terdes vinho para beber.
GONZALO — Não; na república faria tudo pelos seus contrários, pois não admitiria espécie alguma de comércio; de magistrados, nada, nem mesmo o nome; o estudo ficaria ignorado de todo; suprimiria, de vez, ricos e pobres e os serviços; contratos, sucessões, questões de terra, demarcações, cuidados da lavoura, plantação de vinhedos, nada, nada. Nenhum uso, também, de óleo e de vinho, trigo e metal. Ocupação, nenhuma. Todos os homens, ociosos, todos. E as mulheres, também; mas inocentes e puras. Faltaria, de igual modo, soberania...
SEBASTIÃO — Mas o rei era ele.
ANTÔNIO — Da república o fim esquece o início.
GONZALO — Todas as coisas em comum seriam, sem suor nem esforço, produzidas pela natura. Espadas, espingardas, facas, chuços, traições e felonias, eu não admitiria. A natureza produziria tudo por si mesma, só para alimentar meu povo ingênuo.
SEBASTIÃO — E casamentos, haveria entre eles?
ANTÔNIO — Não, meu caro senhor; vadios todos: vilãos e prostitutas.

A república, uma tempestade... nas palavras de WILLIAM SHAKESPEARE

3 Comments:

Blogger Viaggio Mondo - assessoria comunicação said...

Olá!

Seu blog é muito bom, adorei!

Quero aproveitar para te convidar a conhecer meu blog também e participar da Promoção 1001 Seguidores. Como prêmio você pode levar para casa uma das agendas 2011 recheadas de fotos dos mais de 40 países que visitei! Se quiser, traga também seus amigos e leitores! :D

Aguardo você! :)

Bjos!

domingo, dezembro 12, 2010 6:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

hello bonito tópico , apreciei mesmo muito, secalhar poderiamos tornar-nos amigos de blog :) lol!
Aparte de piadas chamo-me Jack, e assim como tu publico blogs embora o tema da minha página é muito distinto do teu....
Eu escrevo blogues de poker que falam de bónus grátis sem teres de por o teu capital......
Adorei bastante aquilo li aqui!

quarta-feira, abril 06, 2011 12:53:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Hello. And Bye.

quarta-feira, junho 19, 2013 5:47:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

desde 2006.05.24
Site Counters