quinta-feira, março 16, 2006

39 - Vejam bem...


Chamusca

2004

Esta paisagem bucólica, executada em azulejos é um autêntico tratado de sociologia e de psicologia feminina.

Na imagem não se consegue ver, mas, a paisagem foi elaborada por uma senhora (têm mesmo de ampliar) isso é importante para aquilo que direi a seguir.

Falei em sociologia, pensemos na forma como o trabalho é encarado... quatro mulheres a ceifar e um homem, aparentemente, um pastor de mão no bolso e costas direitas. Uma questão; o pastor, não apascenta nenhum rebanho, quem guardará ele? Sonhos?... como o Constantino de Alves Redol.

A mais bela das mulheres conversa ("flirta"?) com o homem a cavalo e é espiada pela mulher mais próxima que olha a cena procurando aperceber-se da conversa.

O outro homem está sentado, aparentemente, a cuidar da refeição...

Psicologia feminina... não esqueçamos que este é um olhar da artista (quem executou a obra) podemos, portanto, dizer que este é o olhar duma mulher sobre outras mulheres, sobre o trabalho e sobre a sociedade.

1 Comments:

Blogger António Almeida said...

não consigo ver bem (e não estou em casa para tentar copiar a imagem para um programa de edição), mas parece-me que o homem em pé é o capataz, o sentado está a trabalhar (não no almoço, pois parece-me ter um martelo na mão), o campino está bem (um cavalo sempre deu "estatuto", a mulher mais próxima está cheia de inveja e há alguém que não vai almoçar, pois só há 4 panelas ao lume (penso que seriam panelas individuais, cada um levava a sua).

quinta-feira, março 16, 2006 11:19:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

desde 2006.05.24
Site Counters